segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Diário dos Sonhos

Os sonhos lúcidos, como quase qualquer doutrina nesse mundo, precisam de prática e, claro, pré-requisitos.
Quando falamos em sonhos lúcidos, algo que nunca pode ser deixado de lado é o Diário dos Sonhos (Dream Journal [DJ]).
Muitos se perguntam qual a importância dele e/ou até o excluem de seus planos. Mas pensem nisso: já pensou ter o maior e mais épico sonho lúcido de sua vida e, após acordar, nem se lembrar de que ele aconteceu? Pois é, você ficaria surpreso com a frequência que isso acontece.
O Diário dos Sonhos tem exatamente essa função: fazer com que você se lembre mais nítida, vívida e detalhadamente seus sonhos, permitindo assim os próximos passos para o aperfeiçoamento de suas técnicas.
Cientificamente falando, o Diário dos Sonhos estimula o funcionamento do Lobo Frontal (parte do cérebro dedicada ao pensamento lógico) durante os sonhos. Normalmente o mesmo permanece desligado ou pouco ativo durante os sonhos (por isso que não nos lembramos de todos os sonhos ou permanecemos céticos quando algo extraordinário acontece). Segue uma pequena citação da função do Lobo Frontal:
"O lobo frontal, que inclui o córtex motor e pré-motor e o córtex pré-frontal, está envolvido no planejamento de ações e movimento, assim como no pensamento abstrato. A atividade no lobo frontal aumenta nas pessoas normais somente quando temos que executar uma tarefa difícil em que temos que descobrir uma sequência de ações que minimize o número de manipulações necessárias. A parte da frente do lobo frontal, o córtex pré-frontal, tem que ver com estratégia: decidir que sequências de movimento ativar e em que ordem e avaliar o seu resultado. As suas funções parecem incluir o pensamento abstrato e criativo, a fluência do pensamento e da linguagem, respostas afetivas e capacidade para ligações emocionais, julgamento social, vontade e determinação para ação e atenção seletiva." (Wikipédia)
Isso significa que, com o treinamento e com a frequência de ativação do Lobo Frontal, pode-se tomar decisões mais lógicas em um sonho e, como nosso objetivo principal, distinguir um sonho da realidade, tornando-nos lúcidos.
Com alguns dias anotando seus sonhos em um diário, você já começará a notar que os sonhos começam a vir mais detalhados e cada vez mais nítidos e vívidos (fazendo com que você se lembre deles por mais tempo ou até que, às vezes, você os confunda com a realidade). Se isso estiver acontecendo, você está no caminho certo.
Na próxima postagem, trarei dicas e macetes para como desfrutar ao máximo das vantagens do Diário e conseguir resultados mais rápidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário