sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Usando os testes de realidade (3)


  • Após algo estranho acontecer
Esse eu acho bastante complicado, por que seu pensamento lógico precisa estar funcionando para que você o faça. Consiste em testar a realidade toda vez que algo estranho acontecer. Isso pode ser desde um amigo seu falando algo que ele normalmente não falaria, perceber que os móveis da sua sala de estar foram mudados até ver cachorros voando ou seus sapatos falando com você. Nos sonhos, coisas fantásticas sempre acontecem. Essa é a vantagem de usar essa técnica de RC. Mas seu pensamento lógico raramente estará funcionando, o que é uma desvantagem.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Usando os Testes de Realidade (2)


  • Condicional
Você pode fazer os testes sempre que algo acontecer (como citei no post sobre os Sinais do Sonho). Sempre que ver um carro vermelho na rua, sempre que sair ou entrar na sua casa, sempre que você disser certa frase ou palavra. Assim, caso uma dessas coisas aconteça no sonho(no caso de um Sinal do Sonho, serão bem frequentes) , você se lembrará de fazer um teste.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Usando os Testes de Realidade

Os RCs já foram explicados, agora vou ensinar como usá-los a seu favor.
Existem várias maneiras de usá-los para atingir a lucidez durante os sonhos, citarei aqui algumas e então cabe a você escolher a que lhe servir melhor.

·         Criando o hábito
Você pode fazê-los em certo intervalo de tempo, que pode ser de 5 em 5 minutos (que eu acho bem pesado), 10 em 10, meia em meia hora ou de hora em hora. Caso você tenha um relógio digital que apite a cada hora, isso pode ajudar. A cada vez que o relógio apitar, você faz um RC. Com o tempo, você irá criar o hábito de testar a realidade, e o fará inconscientemente. Isso aumenta bastante as chances de você fazê-los durante o sonho, pois, muitas vezes, você irá fazer o teste sem pensar.

 Vou trazendo novas dicas em futuros posts. Está um pouco complicado encontrar tempo para manter um padrão de posts, mas farei o possível para estar sempre atualizando o blog.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Manter um diário

O Diário Acordado(Waking Journal) na verdade é um artifício que pode ser usado para melhorar sua memória. Consiste em um diário (como os que você vê em filmes, seriados e talvez até um conhecido seu tenha) onde você anota o que aconteceu no seu dia. Deve ser feito a noite, antes de dormir. Isso irá estimular sua memória logo antes de entrar em um sonho, e você se lembrará mais detalhadamente de seus sonhos. Não é algo obrigatório ou fundamental (até porque pode exigir um pouco demais das pessoas), mas é uma dica interessante. Se não o fizer, tudo bem.Os resultados virão de qualquer jeito.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Diário de Sonhos: Sinais do Sonho

Além de te ajudar a lembrar melhor dos sonhos, o Diário também trás outra vantagem: os Sinais do Sonho (Dream Signs).
O que são eles?
São situações que frequentemente se repetem nos sonhos. Podem ser usados para indicar que você está sonhando.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Testes de Realidade (2)

Trago aqui mais alguns Testes de Realidade. Pessoalmente, acho esses mais fáceis e menos suscetíveis à falhas. Posso dizer que, em quase 100% dos casos, eles funcionarão.
Mas vocês podem escolher os que vocês acharem mais acolhedores e o que acham que podem funcionar melhor com vocês.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Testes de Realidade

Algo de vital importância e que deve ser comentado são os Testes de Realidade (Reality Checks [RCs]). Como o próprio nome já diz, você estará testando, desafiando a realidade. Se o teste falhar, provavelmente você está acordado. Caso ele funcione, você está sonhando.
Note que você nunca está certo se está acordado ou não, mas sempre terá certeza quando estiver sonhando.
Os testes consistem em tentar fazer coisas que são improváveis ou impossíveis na realidade. Lembre-se de que os sonhos limitam-se apenas pela criatividade e nossa vontade, então, ao fazer os Testes, faça-os com vontade e tente imaginá-los dando certo. Nunca pense algo como “Sei que estou acordado, mas vou fazer isso de qualquer jeito”. Tente algo como “Vou fazer o teste e ele vai dar certo”, e realmente acreditando nisso. Grande parte na conquista dos Sonhos Lúcidos se dá através da auto-sugestão.
Por que fazê-los? Simples. Caso eles funcionem, você terá certeza que está vivendo um sonho. Então, você estará livre para fazer o que quiser.

Agora, vamos aos Testes.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como deve ser um Diário de Sonhos?

Ele pode ter vários padrões e, claro, deve ser adaptado da maneira como você se sente mais confortável escrevendo.

Mas, obrigatoriamente (se você se lembrar, claro), precisam constar nas anotações itens como:
  • Onde você estava (algum cômodo de sua casa, um local que você conhece...)
  • O que você estava fazendo
  • Com quem você estava
  • Pontos importantes (diálogos, frases que você se lembra, coisas que você pensou, acontecimentos...)
  • Coisas que mais te chamaram atenção (algum objeto em especial, alguma decisão que você tomou...)

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O Diário dos Sonhos

Os sonhos lúcidos, como quase qualquer doutrina nesse mundo, precisam de prática e, claro, pré-requisitos.
Quando falamos em sonhos lúcidos, algo que nunca pode ser deixado de lado é o Diário dos Sonhos (Dream Journal [DJ]).
Muitos se perguntam qual a importância dele e/ou até o excluem de seus planos. Mas pensem nisso: já pensou ter o maior e mais épico sonho lúcido de sua vida e, após acordar, nem se lembrar de que ele aconteceu? Pois é, você ficaria surpreso com a frequência que isso acontece.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Sonhos Lúcidos: Definição

Olá para todos! Criei esse blog por livre iniciativa, pois tenho um grande interesse no mundo dos sonhos. Já venho lendo e estudando Sonhos Lúcidos (SL) há mais de dois anos (embora nunca tenha tido sucesso pleno), e gostaria de divulgar minhas descobertas a todos, pois acho o mundo onírico simplesmente incrível e praticamente sem limitações.

Mas antes de tudo, vamos à questão chave: O que é um Sonho Lúcido?