quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Como deve ser um Diário de Sonhos?

Ele pode ter vários padrões e, claro, deve ser adaptado da maneira como você se sente mais confortável escrevendo.

Mas, obrigatoriamente (se você se lembrar, claro), precisam constar nas anotações itens como:
  • Onde você estava (algum cômodo de sua casa, um local que você conhece...)
  • O que você estava fazendo
  • Com quem você estava
  • Pontos importantes (diálogos, frases que você se lembra, coisas que você pensou, acontecimentos...)
  • Coisas que mais te chamaram atenção (algum objeto em especial, alguma decisão que você tomou...)

Isso deve ser mantido durante todo o processo de anotar seus sonhos. Mais futuramente, quando você já conseguir lembrar bem detalhadamente esses tópicos de seus sonhos, você pode começar a anotar outros detalhes, tais como:

  • Como era o lugar onde você estava (era um lugar real? Se for um local que você já esteve antes, ele estava igual ao que realmente é?)
  • O que você sentia (medo, euforia, frustração...)
  • Seus cinco sentidos (que cheiro você sentia, o que via, como era o som ambiente, como era a textura dos objetos que você encostava, como era o gosto de algo que você provou, como estava a atmosfera do ambiente...)
  • O que você notou que era diferente do mundo real, e que provavelmente nunca aconteceria

Todos esses detalhes deixarão seus sonhos mais vívidos e, futuramente, seus sonhos lúcidos mais reais e incríveis. Outro detalhe interessante é colocar um título para cada sonho seu, como se fossem pequenas crônicas. Deve-se levar em conta que um título é o menor resumo de um texto, então ele deve ser simples e auto-sugestivo.
Segue aqui a anotação de um sonho meu como exemplo, para que vocês possam começar a pensar em como será o Diário de vocês:

O Ladrão da Meia-Noite
Ontem à noite, eu assisti Príncipe da Pérsia: As areias do tempo no cinema. Então, eu sonhei com isso. Sonhei que havia saído do cinema, era meia-noite, e me dirigi a uma loja próxima (que, inclusive, tinha um poster do Gasparzinho). Vi que a loja estava fechada, então resolvi ir para casa a pé (o cinema estava perto da minha casa, mas na verdade não é). No caminho havia um homem andando a pé também, mas estava andando devagar. Ele usava um moletom branco com uma touca, calças jeans e um tênis branco. Logo, passei por ele. Eu estava passando por uma esquina, que tinha uma cerca de madeira, e ele falou: "Eu só queria voltar...". Eu respondi: "É, eu também!". O homem falou novamente: "Pra tocar terror!". Ao me deparar que eu seria assaltado, comecei a correr. Peguei várias ruas para despistá-lo. Devido ao medo que senti, acabei por acordar.”

Basta agora vocês decidirem como será o Diário de vocês e começarem a anotar. Lembrem-se, como qualquer outra doutrina, se vocês começarem e depois pararem por algum tempo, notarão um certo lapso de evolução ou até mesmo uma regressão. Então, se vocês realmente querem isso, procurem nunca parar de praticar.

Um comentário: